Imagem: Reprodução/Google
O novo salário mínimo de R$ 1.212 começou a valer no início de 2022. Agora, o que os trabalhadores querem saber é de quando o reajuste começará a ser pago de acordo com o novo valor definido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
O novo salário mínimo subiu 10,18%. O cálculo leva em conta a inflação acumulada ao longo do ano de 2021.n Portanto, o reajuste não deve mudar no poder aquisitivo dos trabalhadores brasileiros.
Reajuste salarial
Embora os brasileiros não esperem mais grandes mudanças no poder aquisitivo com o novo salário mínimo de 2022, o que todos querem saber é quando os salários reajustados começam a ser pagos.
Assim, desde 1º de janeiro os novos valores já são válidos. Ou seja, eles já devem vir com o ajuste nos primeiros pagamentos do ano. Todos os trabalhadores da carteira assinada têm direito ao reajuste com base no salário mínimo.
Assim, o valor do novo salário mínimo também altera o pagamento de diversos benefícios, como aposentados, pensionistas e outros segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Apesar disso, muitos profissionais também aguardam os ajustes feitos pelas categorias, por meio dos sindicatos. Nestes casos, não há data definida. O que se sabe é que esses ajustes tendem a acontecer nos primeiros meses de cada ano.
Portanto, os sindicatos das categorias precisam avaliar a cada início de ano os interesses dos trabalhadores, bem como das empresas, a fim de alcançar valores justos.
Após o acordo, o valor é definido e o salário muda. Portanto, cada trabalhador precisa cobrar e acompanhar as discussões de cada categoria. Em casos mais demorados, as configurações podem se arrastar até junho.
Postar um comentário