O avanço da tecnologia tem promovido mudanças consideráveis na vida financeira dos clientes. No entanto, com isso, os golpes financeiros tornaram-se mais especializados e direcionados à modalidade digital.
Como funciona o novo golpe com pix e QR Code?
A partir do momento em que o cliente faz o pagamento, o valor vai direto para a conta dos criminosos. Para enganar o cliente, as notas fiscais falsas são copiadas quase de forma idêntica às originais.
Além disso, os golpistas imitam o visual das faturas, endereço de e-mail do site ou visual de empresas reais para simular os oficiais. Eles também oferecem algumas vantagens para fazer esse pagamento com QR Code, como descontos.
Outra tática tem sido oferecer planos para serviços de streaming como Netflix, Globoplay e HBO Max, entrando em contato com o cliente por e-mail, e oferecendo o serviço por um valor mais em conta.
Como evitar cair nesses golpes?
Se você cair nesse tipo de golpe, é virtualmente impossível recuperar o valor transferido. Essa é a tática dos golpistas, porque os pagamentos são instantâneos e eficazes.
Para evitar esse tipo de situação, é importante estar atento a alguns detalhes:
- Verifique se o endereço de e-mail é confiável (veja se você tem um cadeado na URL, pois isso indica um endereço seguro);
- Confira os canais oficiais de comunicação da empresa que você fará o pagamento;
- Confirmar as informações do destinatário antes de concluir o pagamento via Pix;
- Por favor, preste atenção aos seus dados pessoais na fatura.
Postar um comentário