FGTS: Veja como consultar os valores pelo celular.

Imagem: Reprodução/Google


O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma espécie de poupança do cidadão que trabalha com carteira assinada. Mensalmente, o empregador deve depositar um valor equivalente a 8% do salário de seu empregado em sua conta. Esses depósitos criam o fundo do trabalhador.


Se o correntista quiser acompanhar a movimentação de recursos, é possível consultar o benefício através do aplicativo da Caixa Econômica Federal. Com ele, o trabalhador pode consultar o saldo e o extrato do FGTS, por exemplo.


O aplicativo do FGTS, está disponível para download gratuito no Android e iPhone (iOS). Vale ressaltar que somente são possíveis consultas, já que o FGTS só pode ser sacado em casos específicos previstos em lei, como aposentadoria, doença grave e demissão sem justa causa, entre outros.


Na plataforma ainda é possível verificar o valor disponível do saque aniversário, modalidade criada em 2019 que permite ao trabalhador um saque anual de parte do saldo disponível em suas contas no fundo de garantia no mês de seu aniversário.


Como acessar o aplicativo


  • Instale o aplicativo do FGTS no seu celular;
  • Na tela inicial, toque em "Entrar no aplicativo";
  • No campo CPF, digite o número do seu documento;
  • Em seguida, toque em "Eu não sou um robô";
  • Agora, confira o que está disponível para você na plataforma.

Calendário de aniversário de 2022


Imagem: Reprodução/Google

Aderindo ao saque-aniversário


Por se trata de uma modalidade opcional, o trabalhador deve comunicar à Caixa Econômica sobre sua decisão. Dessa forma, ele não estará mais no tradicional saque do FGTS (saque-rescisão) e receberá pelo saque-aniversário. Aqui estão quais canais fazer essa migração:


  • Site da Caixa;
  • Internet Banking;
  • Aplicação do FGTS;
  • As agências físicas do banco.

Vale ressaltar que há um prazo para que a solicitação seja realizada, e até o último dia útil do mês em que o trabalhador faz aniversário. Caso contrário, o pedido só será considerado no ano seguinte.


Desvantagem de aderir ao aniversário de licença


Embora o cidadão possa ter acesso ao seu saldo do FGTS mesmo sem se adequar aos critérios específicos de liberação, existem alguns pontos negativos que devem ser destacados.


Quem optar pela modalidade perde o direito ao saque-rescisão (integral), antes da demissão sem justa causa. Neste caso, apenas a multa rescisória de 40% sobre o fundo é liberada.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem