Qual é a melhor forma de quitar o IPVA 2022
Primeiramente, é preciso saber que donos de veículos 0 km possuem desconto de 3% até o quinto dia após a emissão da nota fiscal. Isso se o pagamento for feito a vista. Já quem quiser parcelar, fica sem a redução do valor. Para os demais, é possível quitar o IPVA:
- em cota única no mês de janeiro, contando com desconto de 9%;
- em cota única no mês de fevereiro, contando com desconto de 5%;
- parcelando em cinco vezes, com desconto de 5% dependendo do final da placa.
A escolha do formato do pagamento varia de acordo com o planejamento financeiro de cada um. Quem se organizou ao longo de 2021 e possui o dinheiro guardado para o imposto deve dar preferência para a quitação à vista.
Nesse caso, é importante ter certeza de que o abatimento dos valores não vai prejudicar outros compromissos e contas que você tenha. Já para aqueles que não têm a quantia inteira, é recomendado o parcelamento.
O que acontece se eu não quitar o IPVA?
Existem algumas punições para os condutores que não arcarem com a taxa. É cobrada uma multa de 0,33% por dia de atraso mais juros de mora. Se você atrasar mais de 60 dias, o percentual sobre para 20%. As outras consequências do não pagamento do IPVA são:
- Nome inscrito na dívida ativa: o contribuinte terá seu CPF restrito pelos órgãos de proteção ao crédito;
- Apreensão do veículo: ao não quitar o IPVA, o condutor negativado não pode fazer licenciamento.
Vale ressaltar que, em alguns estados, existem regras para isenção do imposto. Isso significa que aqueles que se encaixarem nos critérios não precisam arcar com o custo anual.
Postar um comentário