Veja qual a idade mínima para se aposentar e garantir seu beneficio no INSS.

Imagem: Reprodução/Google

A aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é concedida aos cidadãos quando atingirem a terceira idade ou quando ele tiver um bom tempo de contribuição com a Previdência Social. Durante o processamento, o sujeito é chamado de segurado obrigatório ou opcional.


Os segurados obrigatórios são aqueles que trabalham com carteira assinada ou que têm seus próprios rendimentos sujeitos a um desconto de contribuição. O segurado facultativo, por outro lado, são aqueles que não têm renda fixa, como dona de casa, estudante e desempregada, por exemplo.


Para quem quer começar a contribuir de forma facultativa, a idade mínima é de 16 anos. No entanto, é possível que os menores de 14 anos também contribuam, mas desde que estejam sob contrato de pequenos aprendizes.


Os pagamentos de contribuição variam de 5%, 11% ou 20% sobre o salário recebido pelo cidadão. Vale ressaltar que não há idade máxima para começar com as contribuições, porém, quanto mais tempo começarem as transferências, maior será a concessão da aposentadoria.


Vale a pena começar a contribuir para o INSS com a velhice?


Quando as pessoas se programam para contribuir com a Previdência Social, é possível escolher entre modalidades de aposentadoria, como por idade, tempo de contribuição ou especial, por exemplo.


No entanto, ainda há aposentados que podem ser adquiridos por fatos inesperados, como doença ou lesão grave que incapacita o retorno do trabalhador, como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez


Nesses casos, os benefícios são concedidos até mesmo para quem não tem muito tempo para contribuir com o INSS.
Este fato afirma que não há idade mínima para começar com as contribuições, que é independente da fase de vida do cidadão.


No entanto, vale ressaltar que idosos de baixa renda com 65 anos ou mais que nunca contribuíram têm direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). A medida funciona como uma aposentadoria no valor de um salário mínimo vigente.


Além disso, pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade também podem receber BPC, independentemente da idade.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem