Para quem quer começar a contribuir de forma facultativa, a idade mínima é de 16 anos. No entanto, é possível que os menores de 14 anos também contribuam, mas desde que estejam sob contrato de pequenos aprendizes.
Os pagamentos de contribuição variam de 5%, 11% ou 20% sobre o salário recebido pelo cidadão. Vale ressaltar que não há idade máxima para começar com as contribuições, porém, quanto mais tempo começarem as transferências, maior será a concessão da aposentadoria.
Vale a pena começar a contribuir para o INSS com a velhice?
Quando as pessoas se programam para contribuir com a Previdência Social, é possível escolher entre modalidades de aposentadoria, como por idade, tempo de contribuição ou especial, por exemplo.
No entanto, ainda há aposentados que podem ser adquiridos por fatos inesperados, como doença ou lesão grave que incapacita o retorno do trabalhador, como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez
No entanto, vale ressaltar que idosos de baixa renda com 65 anos ou mais que nunca contribuíram têm direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). A medida funciona como uma aposentadoria no valor de um salário mínimo vigente.
Além disso, pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade também podem receber BPC, independentemente da idade.
Postar um comentário