Pagamento PIX via WhatsApp? Em breve isto será uma realidade

Imagem: Reprodução/Google

Em breve, o PIX chegará ao aplicativo de mensagens mais popular do Brasil, o WhatsApp. Será uma segunda opção de pagamento que aderirá ao WhatsApp Pay, segundo Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central.


Neto disse ainda que o BC quer que outros aplicativos como Google e Facebook usem o PIX para gerar uma concorrência no mesmo nível.


"Não queremos apenas o WhatsApp, mas também o Google... todos. O BC está oferecendo que todos possam competir no mesmo nível", explicou o presidente no evento Unified Payment Interface: Building Digital Roads, apresentado na 6ª Edição anual do Global Technology Summit (GTS).


Ele acredita que é essencial que o sistema tenha concorrência sem impor nada ao mercado. "Não estamos preocupados se será um grande jogador ou um jogador pequeno. A concorrência é melhor do que a regulação em muitos casos."


PIX está cada vez mais completo

Lançado em novembro do ano passado, o pix está cada vez mais completo. Este ano foi lançado o PIX Saque, modalidade em que o usuário pode fazer out out em qualquer local que ofereça o serviço, como lojas e caixas eletrônicos e terminais compartilhados a partir da própria instituição financeira.


Já para 2022, há muitas novidades que estão previstas para chegar à solução de pagamento do BC, tais como: 


  • Pix Offline: Esta modalidade ainda está sendo avaliada e testada com três tecnologias
  • Abordagem pix: com esta modalidade será possível fazer o pagamento se aproximando da máquina de cartão de celular, entre outras coisas
  • Débito direto: As contas podem ser colocadas para serem pagas automaticamente através da ferramenta.


WhatsApp Pay 

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular do país e recentemente começou a oferecer a possibilidade de transferir valores para outros usuários da plataforma. O serviço, que é completamente seguro, transfere valores de forma simples e rápida através da própria janela de conversação.


A função foi até apelidada de "PIX para pequenos valores", pois permite transferências instantâneas diretamente no aplicativo, 24 horas por dia, sete dias por semana e não há cobrança por transações entre pessoas físicas.


Há um limite de 20 transações por dia de até R$1.000 cada e um teto de R$5.000 por mês.


O WhatsApp Pay é seguro?

A ferramenta usa o sistema Facebook Pay para armazenar dados de usuários e ser uma espécie de ponte entre os bancos. No Brasil, a Cielo é quem processa essas informações financeiras do Facebook Pay.


De acordo com o WhatsApp, esse armazenamento de dados possui várias camadas de proteção, estabelecidas por diversos programas e servidores, a fim de proteger as informações dos usuários.


Usando um padrão de senhas com PIN e biometria, o aplicativo também diz que o usuário tem mais segurança ao enviar dinheiro e impede que hackers e invasores sejam capazes de mover valores.


Como faço pagamentos pelo WhatsApp Pay?

  • Toque no ícone "clipe de papel" no Android ou "+" no seu iPhone e selecione a opção "Pagar"
  • Digite o valor que você deseja pagar e uma mensagem se você quiser
  • Clique em "Pagar" e digite sua senha do Facebook Pay
  • O pagamento aparecerá como se fosse uma mensagem na conversa do WhatsApp, e o contato precisa aceitar o pagamento. Depois disso, o dinheiro cairá na conta do beneficiário.

Se esta for a primeira vez que usar o serviço, aceite os termos de uso, crie um PIN ou senha do Facebook Pay.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem