Imagem: Reprodução/Google
Batizada de Assistência Belo Horizonte, a iniciativa é gerida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (Smasac). A agência é responsável pela seleção dos aprovados e liberação dos pagamentos.
"Surpreendentemente, o governo tem que ir atrás daqueles que nem têm acesso para saber que isso existe", disse Alexandre Kalil, prefeito de Belo Horizonte.
Quantidade de ajuda
Instituído pela Lei 11.314/21, o benefício terá quatro tipos diferentes de transferência, que poderão ser cumulativos. Confira o que são:
- R$ 600 por família: seis parcelas mensais de R$ 100;
- R$ 100 por família com crianças matriculadas na rede municipal de ensino: até a regularização da oferta de alimentação escolar;
- R$ 600 por família em situação de pobreza: seis parcelas mensais e consecutivas de R$ 100;
- R$ 1.200 por família em situação de extrema pobreza: seis parcelas mensais e consecutivas de R$ 200.
Como se inscrever
Para receber o auxílio, a família deve acessar o site do programa e aceitar os termos de inclusão. Veja passo a passo:
- Visite o auxiliobh.pbh.gov.br;
- Digite seu número de Segurança Social e nome completo;
- Verificar informações pessoais e concordar com os termos;
- Escolha os meios de pagamento.
A liberação do recurso ocorre no prazo de 30 dias a partir da solicitação no Portal da Ajuda de Belo Horizonte. O calendário segue as seguintes datas:
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