Governo Federal encaminha proposta para retomar o Auxílio Emergencial.Confira!

Imagem: Reprodução/Google


O Congresso Nacional considerará um pedido orçamentário para financiar a Ajuda emergencial. O governo federal apresentou um pedido de R$ 2,8 bilhões para financiar o auxílio. A medida seria uma forma de oferecer dinheiro ao povo enquanto o Brazil Aid é analisado.


Alternativa


Segundo a Secretaria de Governo, o pedido foi feito para reagendar o orçamento atual. Trata-se, portanto, de "uma nova categoria de programação no orçamento atual".


A proposta foi analisada por especialistas como alternativa à PEC dos Precatórios. Afinal, a PEC pode encontrar barreiras no poder legislativo. Com isso, o governo pretende manter alta popularidade para o ano eleitoral de 2022.


"A abertura visa incluir uma nova categoria de programação no orçamento atual, com o objetivo de viabilizar, no âmbito da Administração Direta da Agência, o custo da 'Assistência De Emergência de Proteção Social às Pessoas em Situação de Vulnerabilidade, devido à Pandemia Covid-19'. O crédito será financiado pelo cancelamento das dotações orçamentárias." Foi o que o secretário informou à imprensa.

Ajudar


O auxílio emergencial terminou em outubro com a proposta de dar espaço ao Ajuda Brasil. Este último foi criado para substituir o Bolsa Família e começou a ser pago em novembro. No entanto, a continuidade do programa ainda depende de aprovações políticas. O orçamento para 2022 está inchado e sem espaço para benefício. Portanto, a aprovação da PEC dos Precatórios é a aposta do governo para manter o projeto.


Agora, a tentativa é retomar a ajuda emergencial para garantir a política de assistência. Os efeitos da pandemia ainda continuam, mesmo após a flexibilização das normas em vários estados. O número de pessoas na linha da pobreza extrema aumentou e as necessidades sociais também. É por isso que a manutenção da ajuda é tão importante no momento. Vale ressaltar que os beneficiários do Bolsa Família já estão recebendo o novo Auxílio Brasil.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem