Alternativa
Segundo a Secretaria de Governo, o pedido foi feito para reagendar o orçamento atual. Trata-se, portanto, de "uma nova categoria de programação no orçamento atual".
A proposta foi analisada por especialistas como alternativa à PEC dos Precatórios. Afinal, a PEC pode encontrar barreiras no poder legislativo. Com isso, o governo pretende manter alta popularidade para o ano eleitoral de 2022.
Ajudar
O auxílio emergencial terminou em outubro com a proposta de dar espaço ao Ajuda Brasil. Este último foi criado para substituir o Bolsa Família e começou a ser pago em novembro. No entanto, a continuidade do programa ainda depende de aprovações políticas. O orçamento para 2022 está inchado e sem espaço para benefício. Portanto, a aprovação da PEC dos Precatórios é a aposta do governo para manter o projeto.
Agora, a tentativa é retomar a ajuda emergencial para garantir a política de assistência. Os efeitos da pandemia ainda continuam, mesmo após a flexibilização das normas em vários estados. O número de pessoas na linha da pobreza extrema aumentou e as necessidades sociais também. É por isso que a manutenção da ajuda é tão importante no momento. Vale ressaltar que os beneficiários do Bolsa Família já estão recebendo o novo Auxílio Brasil.
Postar um comentário