Para ter acesso ao auxílio-inclusão, a pessoa precisa ter uma carteira assinada que pague até dois salários mínimos (R$ 2.200). Além disso, seus dados precisam estar atualizados com o Cadastro Único (CadÚnico).
Em caso de perda de emprego, o cidadão retorna automaticamente à folha de pagamento do BPC, sem ter que passar por todo o processo de cadastro novamente.
Como solicitar o BPC
Aqueles que ainda não estão inscritos no programa só precisam entrar em contato por um dos seguintes canais:
Agência de Seguridade Social (APS);
Telefone 135;
meu.inss.gov.br do site;
Minha aplicação no INSS.
Vale ressaltar que a família deve estar cadastrada no CadÚnico. Outro ponto importante é que, durante a pandemia, a avaliação médica e social no INSS pode ser realizada por videoconferência.
Novo BPC 2022
Junto com a criação do auxílio-inclusão, o governo fez outras mudanças no BPC. A partir de 1º de janeiro de 2022, a renda mensal máxima permitida para entrar no programa será de até meio salário mínimo por pessoa, e não mais de 1/4 do salário mínimo atualmente.
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