Comer pão engorda? Confira o que é mito e o que é verdade!

Imagem: Reprodução/Google


O pão francês tradicional é o alimento mais consumido pelos brasileiros no café da manhã. No entanto, existem vários tipos de pães e variações em como atendê-los. Feitos de várias farinhas, os pães são uma rica fonte de carboidratos e sabor, mas também são ricos em calorias. Como o consumo é muito popular, a pergunta que fica é: o pão engorda?


A resposta sarcástica para esta pergunta seria "não, você é o único que engorda." Brincadeiras à parte, responder a essa pergunta não é tão simples e direto quanto se imagina. Por um lado, os pães são basicamente alimentos feitos com carboidratos, por isso tendem a contribuir para o ganho de peso. Por outro lado, o carboidrato do pão é simples e pode ser digerido rapidamente, não sendo o principal item de engorda.


Entenda de uma vez por todas se o pão faz você engordar 


Primeiro, saiba que o pão tem um alto índice glicêmico, ou seja, aumenta a quantidade de açúcar no sangue. Todo esse excesso de açúcar (caracterizado pela glicose) se transforma em gordura acumulada. Se não houver gasto calórico compatível, toda a energia do carboidrato será pisada no corpo, causando ganho de massa.


Em contraste, por ser um carboidrato de absorção rápida, o pão pode gerar energia rapidamente. Entenda que a gordura gerada a partir da glicose é altamente energética. Como esse processo de energia é processado rapidamente, seu gasto tem que ser rápido. Caso contrário, a gordura também será armazenada e armazenada sem tempo para ser eliminada.


Como comer pão sem ganhar peso?


O pão é saboroso e vai bem com quase tudo, seja doce ou salgado, porém é necessário ter moderação. Você não pode sair do pão e pensar que o peso vai ficar o mesmo. Como explicado acima, deve haver uma despesa compatível para não deixar sobras no corpo. Essa explicação, é claro, é bastante simples, serve apenas para facilitar a compreensão.


A dica para quem não deixa pão à toa é praticar exercícios físicos que requerem muito gasto energético. Entre eles, musculação e exercícios aeróbicos se destacam, mas isso para quem não precisa perder muito peso. Se o seu caso é obesidade, você precisará cortar ou diminuir temporariamente a quantidade de pão.


Seu corpo precisa de alimentos com cadeias de carboidratos mais complexas. Assim, leva mais tempo para que esses alimentos se transformem em gordura mais acumulada.  Dê preferência aos pães integrais.

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