Atençao: FGTS libera último saque de 2021; Saiba como consultar o saldo

Imagem: Reprodução/Google

Os trabalhadores nascidos em dezembro já poderão sacar uma parcela do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O dinheiro é liberado para quem aderiu ao sistema de saque-aniversário, pago anualmente e no mês de nascimento do beneficiário. O atendimento é opcional e a Caixa Econômica Federal precisa ser informada sobre o suporte.


Na prática, ao optar pelo saque-aniversário, o trabalhador passa a ter acesso à parte do saldo depositado na conta todos os anos e no mês de aniversário. Para receber ainda este mês, quem não aderiu à modalidade pode migrar até 31 de dezembro deste ano. Caso contrário, os pagamentos de aniversário começarão apenas no próximo ano.


Prazo de aniversário

O prazo para a liberação começa sempre no primeiro dia útil do mês de nascimento e termina no segundo mês após a liberação da liberação da liberação. No caso dos nascidos em dezembro, o saque estará disponível até 28 de fevereiro de 2022 (último dia útil).


Ao migrar para o saque-aniversário, o trabalhador perde o direito de sacar o valor total do FGTS em caso de demissão sem justa causa. Somente será mantida a multa rescisória de 40% sobre o depósito no fundo. O retorno ao saque-rescisão (modalidade anterior) só será autorizado após 24 meses.


Valor do aniversário

O valor liberado anualmente para quem migrar para o saque-aniversário muda de acordo com o saldo total das contas vinculadas ao FGTS (no caso de quem possui mais de um).


Hoje em dia, há sete faixas de pagamento. No caso dos trabalhadores com saldo acima de R$ 500, é adicionada uma parcela fixa em reais, que se soma a um percentual do fundo.

Como consultar o FGTS


Para saber o saldo do FGTS, basta acessar o site da Caixa ou o aplicativo do FGTS. No primeiro caso, o beneficiário deve ter em mãos o Número de Identificação Social (NIS) ou o CPF. Em seguida, basta clicar em "cadastrar senha".


Já através do aplicativo do FGTS, a pessoa só deve baixar a ferramenta, selecionar a opção "se inscrever" e preencher todos os dados solicitados, como CPF, nome completo, data de nascimento e e-mail.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem