Atenção : Calendário do Vale-gás NACIONAL ; Confira o prazo de pagamento do novo programa

Imagem: Reprodução/Google


O presidente Jair Bolsonaro também sancionou na última semana o gás dos brasileiros. Este é o nome do projeto que visa ajudar os cidadãos a pagar pelo menos parte do botijão de gás de 13 kg. A ideia é iniciar os pagamentos já em dezembro próximo, ou seja, em algumas semanas.


O que poucas pessoas realmente sabem é que este não é um programa permanente. De acordo com o texto do próprio projeto, os usuários de benefícios só receberão esse benefício por cinco anos. E isso considerando que eles continuarão obedecendo todas as regras do texto até o final das transferências.


A contagem começa no dia do primeiro pagamento do programa. A ideia do governo, como dito, é iniciar essas liberações já em dezembro do próximo ano. Se isso realmente acontecer, o Palácio do Planalto continuará a fazer transferências até dezembro de 2016, que é quando a criança de cinco anos está completa.

Segundo os autores do projeto, a ideia aqui é apostar que a economia do país já estará melhor nesta época do ano. Eles acreditam que cinco anos é tempo mais do que suficiente para o Brasil baixar essa inflação novamente. E então, nesse sentido, menos pessoas poderiam precisar dessa ajuda para comprar o recipiente.


Neste momento, o que se sabe é que a situação está longe de ser pacífica. O preço médio do botijão de gás vem crescendo sem parar desde o início deste ano.Com isso, muitas pessoas estão tendo que escolher entre comprar gasolina ou comida. O dinheiro não está sendo suficiente para comprar os dois.


Quem vai ser pago?


De acordo com informações do projeto em questão, o Governo Federal deve realizar pagamentos a pessoas que estejam no CadÚnico e que tenham renda familiar per capita mensal de até meio salário mínimo.


Estamos falando de um limite de renda de R$ 550. Mas vale lembrar que a tendência é que nem todo mundo que tem esse direito receba esse dinheiro. Isso porque tudo vai depender da questão orçamentária do governo federal.


Qual é o valor?


O valor do Vale do Gás não será fixado. Vai variar de acordo com a cotação média do preço do botijão de gás de 13kg. A ideia é que o Planalto ajude com pagamentos de pelo menos metade desse nível.


Ao contrário da ajuda tradicional do governo federal, isso não acontecerá todos os meses. A ideia aqui é que ele faça pagamentos bimestariamente. Assim, se a primeira transferência acontecer em dezembro, a segunda deve acontecer apenas em fevereiro.


Além do vale do gás


O Vale-Gás não é o único benefício que o Governo Federal pretende pagar nos próximos meses. Além dele, o Planalto também deve continuar com as transferências do Brasil Aid. Este programa, por sinal, já iniciou seus pagamentos este mês.


O que não deve voltar é ajuda de emergência. Segundo o Ministério da Cidadania, esse programa atendeu cerca de 39 milhões de pessoas e chegou ao fim em outubro do ano passado.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem