Pix passa a ser integrado em aplicativos e lojas virtuais; Veja o que mudou.

Imagem: Reprodução/Google


Com a terceira fase do Open Banking implementada, sites de lojas e aplicativos poderão receber o Pix de forma integrada. Ou seja, não haverá necessidade de utilizar QR Code ou entrar no aplicativo do banco.

O Pix foi criado pelo Banco Central (BC) e oferece transferências instantâneas por meio de chaves únicas que cada usuário registra. É possível incluir chaves com o CPF, número do celular, e-mail ou chave aleatória (letras e números).


Pix integrado: O que muda


Agora, com o Pix integrado, segundo especialistas na área, os pagamentos ficarão mais rápidos e seguros. Para isso basta que haja uma autorização por parte do cliente para que aplicativos e sites tenham acesso aos seus dados, bastando informar a chave de segurança.

Então, quando a compra for realizada o site ou aplicativo entrará em contato com o banco e o débito será feito. Tudo isso ocorrerá em poucos segundos. O banco será obrigado a informar sobre a cobrança via Pix.


A ideia é que essa forma do Pix se torne uma alternativa ao cartão de crédito. O Banco Central já até planeja que haja uma forma de Pix parcelado para o ano de 2022. Todo o processo de mudanças no Pix e nas instituições financeiras faz parte do Open Banking.


O que é o Open Banking


O Open Banking é conhecido como Sistema Financeiro Aberto. Sua função é facilitar a comunicação entre instituições financeiras ao compartilhar dados e informações. Assim, a possibilidades de novos serviços aumenta. De acordo com o Banco Central, o Open Banking tem seis características principais:


  • Novos modelos de negócio;
  • Inclusão de segmentos desassistidos;
  • Consumidor no centro;
  • Maior transparência;
  • Portabilidade de relacionamento entre instituições;
  • Controle sobre suas finanças.

No Brasil, o Open Banking foi dividido em quatro fases. A terceira, que modificou o Pix, começou no dia 29 de outubro. A quarta e última etapa está programa para o dia 15 de dezembro de 2021.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem