Novembro tem 13º salário; Veja qual o prazo máximo para receber a 1ª parcela.

Imagem: Reprodução/Google

O mês de novembro traz um dinheiro a mais para os trabalhadores brasileiros que trabalham de carteira assinada, o 13º salário. Você sabe quando vai receber a primeira parcela?


O pagamento é feito em duas etapas. Sendo que a primeira delas vem com o valor cheio. Já a segunda parcela tem os descontos de INSS e Imposto de Renda.


O 13º salário é para muitas famílias a chance de terminar o ano com um pouco mais de alívio nas contas. Ainda mais neste ano, de constantes aumentos como os preços dos alimentos, combustíveis e gás de cozinha.


Quando recebo as parcelas do 13º salário?


De acordo com a lei trabalhista, a primeira parcela do 13º salário pode ser paga entre 1º de fevereiro e 30 de novembro. Além disso, é o prazo que os brasileiros têm para receber parte do dinheiro referente ao salário extra.


Já a segunda parcela do 13º salário fica para o mês de dezembro. Dessa forma, o valor precisa ser pago até o dia 20 de dezembro.




O 13º salário é um direito de todo trabalhador com carteira assinada. Em tempos de orçamento tão apertado, o dinheiro extra no fim do ano vem como um abono natalino.


E tem quem faça um monte de planos com o dinheiro do 13º salário, como pagar contas, quitar outras em atraso ou até mesmo investir.


Além disso, o cálculo do 13º é feito de acordo com os meses trabalhados no ano. Ou seja, é o valor cheio para quem trabalhou os 12 meses do ano. Para começar a contar o direito ao benefício tem que ter trabalhado pelo menos 15 dias do ano.


Apesar disso, vale lembrar que quem for demitido por justa causa perde o direito ao benefício. De acordo com lei trabalhista, as horas extras também contam no cálculo do 13º.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem