Com antecipação do 13º do INSS, 14º salário será liberado? Veja

Imagem: Reprodução/Google


A pandemia de coronavírus fez com que o Ministério da Economia adotasse uma medida emergencial e antecipasse os pagamentos do 13º salário do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) neste ano. A liberação ocorreu nos meses de maio e junho para cerca de 31 milhões de segurados.


A decisão de antecipar o abono natalino em 2021 injetou mais de R$ 25 bilhões na economia do país. Os contemplados foram aposentados, pensionistas e beneficiários do auxílio reclusão, auxílio acidente e auxílio-doença.


Contudo, considerando que esse grupo ficará sem o tradicional salário extra no fim do ano, muito tem se falado sobre a liberação de um novo abono. Alguns projetos sobre o tema inclusive já foram apresentados, sendo a proposta do 14º salário um das que mais recebeu destaque.


14º salário do INSS


O texto que prevê a criação do 14º salário do INSS foi aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados. Agora, a proposta aguarda definição do plenário da Casa.


Alguns parlamentares tentam levar o projeto direto para votação, evitando que ele tenha que passar por novas comissões, o que deve acelerar sua tramitação. Segundo o deputado Pompeo de Mattos, autor do texto, o ambiente parece ser favorável para garantir a aprovação.


Se for aprovada na Câmara, a proposta será encaminhada ao Senado Federal. Caso receba o aval dos senadores, o último passo é a sanção do presidente Jair Bolsonaro.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem