14º Salário dos aposentados e pensionistas do INSS sai ou não sai? Confira!

Imagem: Reprodução/Google


Com a antecipação do 13º salário dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o fim de ano para esse grupo deve ficar apertado. Além de passaram sem as duas parcelas do benefício, o grupo também não deve receber o prometido 14º salário a tempo.


A proposta que cria o pagamento extra foi apresentada no ano passado e passou por duas comissões na Câmara dos Deputados, mas há algum tempo está parado. Para evitar que a medida perdesse a validade, foi apresentado um substitutivo ampliando a possibilidade de pagamento até 2023.

“Os aposentados estão esquecidos pelo governo, em plena pandemia de coronavírus. Nenhuma ação foi feita para diminuir o impacto dessa doença nas finanças dos idosos”, critica Yedda Gaspar, presidente da Federação das Associações de Aposentados do Estado do Rio de Janeiro (Faaperj).


“Não foi levado em conta que, com o desemprego em alta, que aumentou com a pandemia, os segurados do INSS tiveram que sustentar suas famílias com o que recebem de aposentadoria (ou pensão)”, completa.


Tramitação


Para que seja aprovado, o Projeto de Lei 4.367/2020 ainda precisa do aval da Câmara, da aprovação do Senado Federal e da sanção do presidente Jair Bolsonaro. Contudo, focado em liberar o Auxílio Brasil, o governo deixou de lado as discussões sobre o 14º salário.


“O governo antecipou o pagamento do 13º salário, mas não liberou nenhum outro tipo de benefício para nos auxiliar em nossas despesas com exames médicos, remédios e consultas”, completa a presidente da Faaperj.


Enquanto isso, o texto segue parado no Congresso, sem data para avançar. Do outro lado, milhões de segurados do INSS se aproximam de um Natal sem motivos para comemorar.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem