Veja como consultar, atualizar e regularizar seu CPF na Receita Federal.

Imagem: Reprodução/Google


Todo brasileiro precisa ter seu Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), que pode ser feito por meio do site da Receita Federal. Esse documento possui 11 números que servem para identificar o cidadão.


A única forma de modificar a ordem numérica é sob ordem judicial. Por meio do CPF é possível verificar, por exemplo, se a pessoa tem dívidas em aberto ou outras irregularidades.

Veja como consultar, atualizar e regularizar esse documento.


Como consultar a situação do seu CPF


Já a verificação para saber se seu CPF está negativado ou livre de restrições pode ser feita pela internet.
Para isso, basta:


  • Acessar o site da Receita Federal;
  • Inserir número do CPF e a Data de Nascimento;
  • Clicar na caixinha “Eu não sou um robô”.
  • Depois disso, o sistema irá liberar um comprovante com todas as informações relacionadas ao seu documento.


Como atualizar os dados do seu CPF


Apesar de o número de identificação ser inalterável, é possível atualizar dados como nome, endereço e telefone ligados àquele CPF. O procedimento pode ser feito presencialmente em unidades de atendimento dos Correios, Banco do Brasil ou Caixa.


Também há a opção de atualização pela internet, por meio do site da Receita Federal. Basta acessar o portal, preencher o formulário e clicar no botão enviar. Vale ressaltar que isso é para quem está em situação regular.


Problemas envolvendo o CPF


O CPF, normalmente, pode ter irregularidades se o cidadão não pagou alguma dívida ou deixou de entregar alguma Declaração do Imposto Renda da Pessoa Física (DIRPF), por exemplo.


No caso de o documento apresentar alguma informação incorreta ou faltando, o CPF pode ser suspenso. Isso pode gerar uma série de problemas para o trabalhador, como:


  • Bloqueio das contas bancárias (não sendo permitido também abrir conta);
  • Restrição de empréstimo;
  • Impedimento em compra de imóvel;
  • Impedimento para receber as notas fiscais.

Por sua vez, é possível haver cancelamento no caso de multiplicidade de inscrições do documento. Decisões administrativas da Receita Federal ou judiciais também podem cancelar o documento.


Como regularizar o CPF na Receita Federal


Qualquer problema em relação ao seu CPF deve ser resolvida com a Receita Federal, por meio do site do órgão. Na página da internet, o cidadão deve:


  • Informar seus dados pessoais e clicar em “Enviar”;
  • Apresentar o protocolo de regularização mais documentos em unidade da RF ou via e-mail (confira o endereço eletrônico da sua região);
  • Acompanhar os resultados pelo site do órgão.

Vale ressaltar que em caso de o CPF estar retido nos órgãos de proteção ao crédito, é possível verificar formas de renegociar dívidas.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem