Como garantir o direito
Para ter acesso ao BPC, os interessados precisam comprovar que a criança ou adolescente não consegue ter o mesmo desempenho que outras da mesma idade, por conta da deficiência. A comprovação se dá por exames, laudos médicos e atestados. A família interessada precisa informar ainda que a renda por pessoa é menor que um quarto do salário mínimo.
Assim como é feito com qualquer outro benefício do Governo Federal, para receber o BPC, crianças e adolescentes precisam estar inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Para tanto, é só ir até um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) com a documentação pessoal.
Documentos para solicitar o BPC
A criança passa por uma perícia médica, feita pelo INSS. Para isso, tem que apresentar exames e atestados que comprovem a deficiência, além do comprovante de gastos com saúde. Por exemplo, com consultas, tratamentos e medicamentos.
Confira a lista de documentos necessários:
- Inscrição no CadÚnico
- Comprovantes de gastos do grupo familiar
- Documento de Identificação e CPF do solicitante e das demais pessoas da família
- Comprovante de renda de todos da família
- No site do INSS é preciso fazer o Requerimento do BPC e Composição do Grupo Familiar
- Declaração de renda do grupo familiar, também disponível no site do INSS.
Solicitar o BPC
Todo o processo é online. Acessando o Meu INSS, clique em “Agendamentos/Solicitações”. Em seguida, clique em “Benefícios Assistenciais”. Depois, selecione o “Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência” e, por último, clique em “Atendimento à distância”. Para finalizar, o aplicativo vai solicitar o envio de todos os documentos.
Postar um comentário