Como saber se estou com Potássio alto ou baixo? Confira as causas e tratamento.

Imagem: Reprodução/Google

O potássio é um mineral muito importante e essencial para o bom funcionamento do corpo, pois influencia diretamente o sistema nervoso, muscular, cardíaco e, até, o equilíbrio de pH no sangue.


Dessa forma, ter potássio alto ou baixo no sangue pode levar ao aparecimento de diversos sintomas e problemas de saúde desde cansaço excessivo, até alterações do batimento cardíaco e desmaios.


Assim, o médico pode pedir um exame de sangue para avaliar os níveis de potássio sempre que surgem sintomas sem causa específica, de forma a ajudar no diagnóstico e adequar o tratamento.


Valor de referência no sangue


O valor de referência de potássio no sangue é entre 3,5 mEq/L e 5,5 mEq/L. Quando esse mineral encontra-se acima ou abaixo do valor de referência, pode originar o surgimento de algumas complicações para a saúde.


O que pode causar potássio alto


O excesso de potássio no sangue é chamado de hipercalemia ou hiperpotassemia. Quando o excesso de potássio é leve, normalmente não provoca qualquer tipo de sintoma, porém quando a concentração desse mineral fique muito elevada, podem surgir sintomas como redução dos batimentos cardíacos, palpitações, fraqueza muscular, dormências e vômitos.


Principais causas: Normalmente o excesso de potássio é causado por insuficiência renal, diabetes tipo 1, uso de medicamentos diuréticos ou grandes sangramentos.


O diagnóstico da causa é feito através de exames complementares, como exame de sangue, gasometria arterial ou eletrocardiograma, por exemplo.


Como é feito o tratamento


O tratamento da hipercalemia é feito com a retirada dos alimentos ricos em potássio da dieta e, nos casos mais graves, também pode ser necessário a administração de medicamentos diretamente na veia, podendo ser necessário internamento até que o quadro melhore. Veja como deve ser a alimentação para baixar o potássio.


O que pode causar potássio baixo


A falta de potássio no sangue é conhecida como hipocalemia ou hipopotassemia, e é um transtorno hidroeletrolítico que acontece principalmente em pessoas hospitalizadas devido à diminuição da ingestão de alimentos fonte de potássio ou como consequência da sua perda excessiva pela urina ou trato gastrointestinal.


Pessoas com falta de potássio normalmente apresentam sintomas como fraqueza, fadiga, câimbras musculares, formigamento, dormência, arritmia cardíaca e distensão abdominal.


Principais causas: É mais comum devido o uso de medicamentos como insulina, salbutamol ou teofilina, mas também pode acontecer por períodos de vômitos e diarreia prolongados, hipertireoidismo, hiperaldosteronismo, uso crônico de laxantes, síndrome de Cushing e, mais raramente, devido a carências nutricionais.


O diagnóstico da causa geralmente é feito através de exames de sangue, urina, eletrocardiograma ou gasometria arterial.


Como é feito o tratamento


O tratamento para potássio baixo depende da causa, dos sintomas apresentados e da concentração de potássio no sangue, mas geralmente é indicado pelo médico a ingestão de suplementos orais de potássio e o consumo de alimentos ricos nesse mineral. Nos casos mais graves pode ser necessária a administração de potássio diretamente na veia.


Fonte : Rede Brasil News

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem