Ticker

6/recent/ticker-posts

Caixa Habitação 2021: Veja as novas taxas para financiamento da casa própria que foram reduzidas.

Imagem: Reprodução/Google


Atualmente, a Caixa Econômica Federal oferece quatro modalidades de financiamento habitacional, crédito à vista, crédito de taxa fixa, crédito com correção pela Taxa Referencial (TR) e financiamento corrigido pela inflação (IPCA).

Com o crédito da Caixa, tem uma taxa de juros parcialmente fixa, determinada pelo banco e ou outra variável. Nesse sentido, essa taxa foi reduzida de 3,35% ao ano (a.a.) para 2,95% a.a. Portanto, a modalidade passa a ser de 2,95% a.a + renda poupança.


Por sua vez, os juros variáveis consideram o rendimento da poupança equivalente a 70% da Taxa Selic, sendo marcado minimamente em 6,25% atualmente. Portanto, o crédito nessa modalidade será de correção de 6,62% a.a., se levar em conta o valor da Selic vigente.

A partir de 4 de outubro, os clientes poderão simular seus créditos com as novas condições da linha imobiliária Poupança Caixa. O procedimento pode ser realizado anto pela Caixa de Aplicativo ou diretamente no site do banco. As contratações começarão no dia 18 do mesmo mês.


Segundo o presidente da instituição, Pedro Guimarães, "a selic no patamar que hoje é te dá um ganho muito grande, pois nosso financiamento, tirando a poupança, é de 70%, 80% do CDI. Não capturamos 100% porque temos o spread. Então quanto maior a Selic, maior o meu ganho, não é linear, mas eu tenho uma gordura. Por causa disso, vamos reduzir o spread, especificamente na linha que criamos recentemente salvando "outra coisa". 

Essa "outra coisa", hoje, com o aumento das taxas de juros, mostra que temos espaço para reduzir", disse.


A carteira de crédito habitacional da Caixa tem hoje um lucro de R$ 534,6 bilhões, dos quais 5,8 milhões são contratos, representando 67,3% de todo o financiamento imobiliário concedido no Brasil.