Ticker

6/recent/ticker-posts

Confira como consultar seu status de declaração do imposto de renda.

Imagem: Reprodução/Google



Desde março deste ano, milhões de contribuintes apresentaram declarações de imposto de renda para 2021, mesmo após a entrega dos documentos, os contribuintes devem estar cientes de que as informações foram enviadas corretamente. Entenda como consultar o status da declaração do IRPF após a submissão


Durante o tempo de processamento, o A Receita Federal pode identificar erros ou inconsistências nos dados inseridos nas declarações do Imposto de Renda de 2021.


Mesmo que o problema seja identificado, ainda é possível corrigi-lo editando o edital. Ainda existe a possibilidade de que os contribuintes tenham que pagar algum imposto ao governo. Nesse caso, o cidadão deve pagar essa pendência.


Como visualizar o status da declaração do IRPF após a submissão

Para acompanhar a situação das diretrizes do IR 2021, basta acessar o portal e-CAC, conforme noticiado pelo Uol, os contribuintes devem notificar CPF, códigos de acesso e senhas.


Se a pessoa não tiver um código de acesso ao site, ele permitirá que você o crie clicando na opção "Primeiro acesso". Neste caso, você precisará do número de recebimento do edital nos últimos anos. A pessoa deve inserir as 10 primeiras posições de recebimento.


O acesso ao portal e-CAC pode ser realizado através do cadastro do sistema unificado do site federal. (gov.br) Após entrar no e-CAC, você precisará ter acesso ao menu "Meu imposto de renda".


Na próxima janela no menu "Processamento", você precisará clicar em "Split Processing" para o imposto de renda deste ano, basta clicar em "2021", o sistema mostrará que o anúncio é "Em andamento", "Na fila de reembolso", "Processo" ou "Pendente".


Se a declaração for "Em Andamento" É importante verificar em outros momentos se não há pendências. Se a reclamação estiver "na fila de reembolso" Os contribuintes receberão o valor, mas o site não especifica quando o procedimento ocorrerá.


Nesse caso, é necessário consultar no site da Receita Federal alguns dias antes do pagamento de cada lote, segundo o Uol.


Se a pessoa estiver sujeita a impostos e as reclamações forem válidas, a pessoa será cobrada o valor correto. Finalmente, se você for solicitado que o anúncio está "pendente", você terá que verificar o próprio sistema para resolver o problema o mais rápido possível.