Ticker

6/recent/ticker-posts

Atenção! Volta a ser obrigatória a partir de hoje a prova de vida do INSS: Confira

Imagem:Google

A partir de hoje (1º), a prova de vida dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que vivem no Brasil volta a ser necessária. Os termos estão suspensos desde maio de 2020 devido à pandemia COVID-19 e não fazem com que os benefícios sejam suspensos.


Com o retorno dos requisitos, aposentados e pensionistas que não tomarem medidas afirmativas para se cadastrar serão suspensos os benefícios.


A comprovação de vida é essencial para quem recebe benefícios através de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. Segundo o INSS, cerca de 36 milhões de beneficiários têm que realizar testes de vida anualmente para continuar. O procedimento serve para evitar fraudes e garantir a manutenção do pagamento.


"É importante que os segurados que não fazem o teste de vida realizem uma vez por ano após o procedimento", disse o INSS.


De acordo com a Portaria 1.299, que retorna como prova obrigatória de vida para os residentes no Brasil, começará com benefícios sem canal para esse procedimento. Eles incluíram o primeiro conjunto de processos de prova de vida por biometria facial.


Esses beneficiários são selecionados para testes de vida por biometria facial, e aqueles que não concluíram o procedimento devem realizar o procedimento através do aplicativo Minha Gov.br ou Meu INSS, que pode ser baixado na Play Store e Apple Store.


Os segurados podem acompanhar o procedimento online. Sms será notificado por SMS, celular ou e-mail, ou pelo aplicativo MEU INSS, o instituto alerta que apenas SMS no 280-41, outras mensagens referentes a evidências da vida de outros números devem ser supercontroladas.


Além dos aplicativos Minha Gov.br e Meu INSS, alguns bancos permitem a comprovação de vida por meio de sua própria biometria, caixas eletrônicos ou aplicativos.


Também é possível realizar uma prova de vida normal na agência do banco onde você recebe os benefícios. Este documento pode ser um documento de carteira de motorista ou carteira de trabalho.


Para evitar a inclusão na agência, o INSS criou um cronograma, previsto para começar em junho para quem deve fazer exames de vida em março e abril de 2020, no próximo mês de julho para os beneficiários que devem fazer exames de vida em maio e junho.


Beneficiários com dúvidas sobre a eficácia da prova de vida ou dificuldades de locomotivas também podem solicitar fiscalização pela Central 135 e agendar visitas aos servidores do INSS, a usina funciona de segunda a sábado.m das 7h às 10h.m.


Também é possível registrar uma pessoa como promotora para conduzir uma investigação. No entanto, essa opção só está disponível para beneficiários que têm problemas para se safar. O procedimento deve ser realizado pelo aplicativo MEU INSS.


O instituto disse ainda que, para os beneficiários residentes no exterior, "um novo começo para o processo de bloqueio de crédito, suspensão e interrupção de benefícios por falta de provas de vida" seria revelado em outra portaria.